Postagens populares

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Iniciando a jornada a "Terra do DOTA" (Tutorial para Iniciantes)


Nesse tutorial vou dar dicas, ensinar a jogar, etc.. Como o tutorial vai ser um pouco grande não vai dar pra terminar ele em um único dia. Cápitulos:
1.0 O Básico
 2.0 Dicionário
 3.0 Entendendo os Heróis
 4.0 Analisando os Pontos Fracos do Oponente
 5.0 Entendo Funções do Jogo
 6.0 Lógica de um Oponente (Iniciante,Intermédiario,Profissional)
 7.0 Lógica das Builds
 8.0 Aprendendo a jogar

 Iniciando: O Básico


 Aqui você irá aprender o básico do dota simplesmente, você irá aprender o que é um herói, como controla-lo e etc... Bom, para começarmos você irá necessitar saber o que é uma "Taverna", taverna é uma casa que "dentro"(Ao clicar nela) dela há icones que "armazena" certos tipos de heróis, sendo esses heróis dividos em 4 Classes são essas:Inteligência,Força e Agilidade, cada uma delas tendo uma vantagem contra certa classe e também tendo desvantagens, e existe 2 tavernas para cada classe.No "Dota" é diferente do Warcraft III nele você controla somente um herói, esse tendo habilidades, algumas semelhantes ao jogo outras diferentes,vocês também devem saber que a história do dota não tem nada haver com a história do Warcraft III. Para você ser um bom jogador em dota você terá que ter Reflexo,Estratégia e Inteligência, como todo mundo sabe DOTA é um jogo que é depepndente do time se só existir 1 jogador bom no jogo e os outros não souberem jogar, com certeza o jogador que sabe jogar não guentará o tranco.Algumas pessoas lhe ensinam, códigos ou jogadas para você se dar mal no jogo, então para evitar isso aqui, vou dizer logo o comando que pode lhe prejudicar e as táticas que os seus colegas de jogo dizem para lhe prejudicar também:
Comando:-unstuck (Espera 60 segundos e lhe transporta para a base) ,-repick (Não é prejudicial, mas caso você não saiba esse comando troca de herói , se você não quiser troca o herói não use esse comando.) e Alt+q+q+q ou Alt+q+q (Se alguem manda você usar esse código não use, ele faz com que você saia do jogo.).
Tática:Pegar a runa (Algumas vezes pode lhe ajudar, mas outras só faz você  perder EXP),matar no começo do jogo e soltar habilidades nas unidades neutras (Creeps).A coisa mais importante  que você precisá saber é analisar o que o seu oponente faz, e também é necessário adivinhar o que o seu oponente poderá fazer, essa dica é muito usada por jogadores profissionas, para isso vou lançar um pequeno exemplo:" A maioria dos jogadores utilizam da mesma estratégia para encurralar os seus oponentes, e é importante você saber que quando tal estratégia é feita mais de duas vezes é necessária mudar, caso o seu oponente descubra a sua estratégia."Por exemplo, um "Pudge" ele sempre terá que ter um ângulo para poder puxar o seu oponente e também terá que ter uma área de visão que lhe beneficie, a maioria dos pudges sempre tenta ficar em uma área que o seu oponente não lhe veja, e ele fica lá esperando até você da sua primeira bobiada, por isso preste muita atenção a cada passo dado para um destino.

2.0 Dicionário

As palavras usadas pelos jogadores:
Carrier:Um herói que leva o jogo, um herói necessário para levar torres e matar os inimigos.
Fog: Fog of War: Área sem visão.
Pro: jogador profissional.
Kitter:Jogador que não fica em jogos por muito tempo, sempre sai do jogo antes de termina.
Kita: Sai do jogo
Noob:Jogador,que não entende muito de DOTA.
Papel: Herói que não possui muita defesa.
AI:Artificial Intelligence: Inteligência artificial.
Nukar:Usar habilidades, ou atacar o oponente na sua linha de ataque, para fazer com que ele recue perdendo assim, last hits e denys.
Nukker:Um bom herói com poderes/ataque para nukar o oponente.
Lane:Sua localização em uma reta, ou seja  a parte do mapa mais alta (Top) a parte do meio (Mid) e a parte mais baixa (Bot), você irá se localizar em uma dessas partes.
Top:Parte mais alta do mapa.
Mid:A parte do meio do mapa.
Bot:A parte mais baixa do mapa.
Runner:Jogador que não vai para cima do oponente, sempre fica correndo para não receber dados mágicos ou físicos (É muitas vezes usado para chingar o advérsario, mas é uma otima estratégia para heróis rangers contra meeles).
Rangers: Heróis que atacam a distância.
Meeles:Heróis que atacam de perto.
Runa:Um objeto que fornece poderes adicionais por tempo limitado seja ele (regeneration, double damage, invisibility e Illusion).
Bd/Backdoor:É um metódo usado que o herói tenta destruir a torre do inimigo sem a ajuda de unidades neutras (Creeps).Esse metódo é permitido em torneios e campeonatos póis para executar ele algumas vezes é necessário ter bons itens.
Tankar:Como o nome já diz tudo (Tank) é quando um herói tenta ou é a defesa do time, tankar muitas vezes se refere a aguentar o oponente/roshan.
Last Hit:O nome já diz tudo é quando o último ataque mata o inimigo.
Denar:Negar com que a sua torre/amigo seja destruida pelo inimigo.
Random:A escolha aleatória de algo.
Mato: Quer dizer que quem falou essa palavra vai levar o seu herói para a floresta, para assim, matar as unidades mas fracas/fortes,proporcionando mais golds.
Golds:É o dinheiro do jogo.
Build:Consiste nos seus itens.Por exemplo:"Sua build está muito boa" Isso quer dizer que o seus itens está muito bons.
Creeps:Unidades neutras, são as unidades que lhe acompanha para lhe ajudar, são as unidades que nascem a cada 20 segundos.
MH: Map hack, Consiste em um hack que proporciona a visão inteira do mapa.
WTF: Consiste em um modo que proporciona mana "infinita" e retira o cooldown dos itens e habilidades para todos os heróis.
Killer:Quer dizer que o seu herói é um herói que mata muito inimigos.
Rc:Consiste em heróis que podem lançar vários golpes em apenas 5 segundos.
AFK: Away From Keyboard: quer dizer que a pessoas estar longe do teclado.
Aura:É uma habilidade que afeta os inimigos/amigos em uma determinada área.
AoE:Área de efeito de uma Aura/Item/Habilidade.
Buff:Magia/Item que fornece beneficios ao herói escolhido.
Blink:"Pular" para uma certa distância.
Feeder:Jogador que "entrega" o seu herói para o oponente, ou seja se suicida várias vezes.
Suic:Estratégia que consiste em 1 herói se suicidar para com que o seu time mate todos os inimigos.
Ganker: Um herói que é bom para ajudar as outras lanes.
Gank: Ajudar outras lanes.
Roaming:Um herói para avisar o time de ações estranhas em seu campo.
KS/Kill Steal:É quando um jogador rouba o ponto do outro personagem.
Frag:Pontos.
Free Frag:É um herói que se suicida dando pontos facilmente pro oponente.
HP:Vida do oponente/sua/amigo.
Mana:Quer dizer a magia do oponente/sua/amigo.  
Support: Herói que é bom na assistência dos amigos. 


3.0 Entendendo os Heróis:
Os heróis tem os seus pontos fracos e seus pontos fortes e você deve saber cada uma delas, ou até mesmo gerar na mesma hora da luta, os heróis de inteligência (A maioria) o seu ponto fraco é a defesa morre facilmente, mas também há um super-ataque, podendo assim se jogado com inteligência matar os heróis de força.Os heróis de força são os mais equilibrados póis possuem boa defesa,bom ataque e tem muito HP, e por isso são considerados o grupo de heróis mais apelão, o seu único ponto fraco é não ter range muito alta e também não ter muita mana. para combater com inimigos que tenha esta, em alguns casos esse ponto fraco pode levar muito desses heróis a morte.Os heróis de agilidade são os heróis que possuem boa defesa e boa velocidade de ataque,  a maioria do seu grupo são facies de jogar, e o ponto mais forte  desse grupo é a agilidade, o seu único ponto fraco é o seu HP, póis não possue regeneração alta, e também no seu grupo existe heróis com semelhança aos heróis de força.E a maioria dos heróis de agilidade podem ser tanto Killer/como carrier.
Atributos Força:Killer/Carrier
Atributos Agilidade:Carrier/Ganker/Killer/Roaming 
Atributo Inteligência:Ganker/Killer/Support/Roaming/Suic

4.0 Analisando os pontos fracos do oponente:

Entender os pontos fracos de um oponente é fácil de descobrir você descobre quando ele faz a mesma estratégia 2 vezes ou mais,na maioria das vezes esses pontos fracos são revelados em uma luta 1x1, a maioria dos heróis de strength os seus pontos fracos são a distância e a velocidade, e também algumas vezes a mana, mas os pontos fracos do oponente são vários e o seu objetivo é esse.Alguns jogadores costumam ficar no "mato" para ganhar mais EXP, sempre que um herói desaparecer da lane por muito tempo, vá no "mato" procurar ele que com certeza ele estará lá.
5.0 Entendendo Funções do jogo:
Cada herói tem uma função na maioria das vezes isso pode ser usado nas tavernas, porque a maioria das vezes os heróis que tem em uma taverna só podem executar uma função.Mas, tudo isso depende do jogo, se no outro time tiver muitos heróis "tankers" você deverá aproveitar ao máximo de heróis de agilidade e de inteligência, porque são os que podem de desabilitados para executar sua função,se houver um herói de agilidade que a maioria das vezes pode ser carriers e killers você deverá aproveitar ao máximo dos heróis de strength(Força), e contra os heróis damagers que na maioria das vezes são os de inteligência, qualquer herói pode desabilitado-los como tanto os heróis de agilidade,força e de inteligência.Agora vou citar a funções de alguns heróis de agilidade,inteligência e força:
Força:
Axe - Tanker/Carrier/Killer
Alchemist - Tanker/Carrier
Rooftrellen - Tanker/Support
Omniknight - Support/Tanker
Sven - Carrier/Roaming
Tiny - Carrier/Killer
Agilidade:
Bloodseeker - Carrier/Killer/Damager
Clinkz - Support/Carrier
Weaver -Carrier/Damager
Mortred - Tanker/Carrier/Damager
Nevermore - Damager/Carrier
Inteligência:
Atropos - Support/Damager
Lich - Damager
Krobelus -  Damager/Tanker/Carrier
Lion - Damager
Furion - Carrier/Damager
Zeus - Support/Damager
Windrunner - Carrier/Support

5.0 Entendendo Funções do jogo:
No jogo existem específicas funções que alguns jogadores devem realiza-lás, veja a seguir:
Carrier:Seu objetivo é "levar" o jogo, levar as torres , ajuda o time com as traps, e jogar com o máximo de estratégia.
Tanker:Seu objetivo é receber danos do inimigos prevenindo que outras pessoas do seu time receba o mesmo.Um tanker em um jogo é um papel muito importante para o time.
Killer:Seu objetivo é "matar" seu inimigos sem sair morto de cada tentativa.Killer não é tão importante , mas algumas vezes o jogador é obrigado a jogar com estes jogadores que dão essa função ao  herói dele.
Roaming:Seu objetivo é ficar de olho no mato e nas traps que irão acontecer, sem morrer, para não causar futuros problemas.Um roaming tem um papel importante no jogo além de prevenir o time de receber traps fatais, podendo até levar o jogo ao fim.Então, sempre tenha um roaming no seu time.
Suic:Seu objetivo é se suicidar por uma glória do time, esse pode ser umas das funções mais dificies de fazer, pois algumas vezes não pode dar certo e essas vezes são muitas.Essa, função também se resume a se suicidar para salvar seu parceiro de jogo e após isso ele "matar" o inimigo.
Jungler:Seu objetivo é ficar no "mato" para upar e algumas vezes se seu time precisar ajuda-ló.É uma função um pouco que interessante pois pode imitar essa frase:"Se esconda no escuro, e ataque sem que perceba" 
Support:Seu objetivo é dar suporte ao seus parceiros de jogo, muitas pessoas reclamam,mas é um componente ideal no jogo.
Ganker:Seu objetivo é sair da lane que estar levando e ir para outra ajudar.

6.0 Lógica de um Oponente (Iniciante,Intermédiario,Profissional):
Um jogador iniciante sempre vai procurar pelos objetivos mais facies que aparecer e o mais lógico, um oponente iniciante não vai ajudar o time, só vai atrás de frag, como ele não sabe o objetivo do jogo, o que você deve fazer é ir ao máximo em cima dele pois ele não sabe da existência das "Hotkeys" e então demora para usar alguma magia em você.

Lógica de um Oponente Intermédiario:
Um oponente intermédiario é aquele que já tem mais noção do jogo e sabe do uso das hotkeys como do mato etc..Para você poder analisar o seus pontos fracos, você terá que analisar cada jogada dele e se ele é o "cabeça" do time.Após analisar as jogadas dele repita-as contra ele mesmo.Ou melhor,analise o pontos fracos dele e ataque-os.A lógica de um oponente intermédiario se resume a de um profissional, só que sua habilidade de despistar traps se esconder, e o conhecimento do jogo é maior.Um jogador intermédiario vai tentar levar a lane e vai ao máximo focar o mais forte ou o mais pertubado do time adversário, vai tentar ao máximo ficar no "mato" ou pelo menos nos tempos vagos.

Lógica de um Oponente Profissional:

É aquele oponente que você deve se preocupar pois ele entende todas funções do jogo e usa todas elas contra você.O único jeito é analisar os pontos fracos dele e sempre dar traps nele com o time e com um pouco de estratégia.Um oponente profissional não estar interessado em lutas só estar interessado em ganhar o jogo.Ele sempre vai pegar os caminhos que você menos pensa, ele sabe qual será a sua próxima ação , porque você estar se tornando obvio.E para vencer um oponente profissional 1x1 você terá que ser o menos obvio  possível.

7.0 Lógica das Builds:
Em uma build é sempre  necessário ter itens que desabilitem o oponente e forneça avanços ao seu herói.Cada build segue uma lógica para cada atributo do herói,sendo assim se você for um herói de inteligência fazer itens com o foco em inteligência mais sempre equilibrar a build fazendo itens de defesa.

8.0 Aprendendo a jogar
No começo, você terá que escolher seu herói, sugiro que primeiro esperem todos escolher para não pegarem herói que combata o seu rapidamente, ou para pegar um herói de desvantagem para o outro.Então,  pegue o herói que você mais sabe jogar, caso seja sua primeira vez jogando DOTA escolha um herói  de Força (Strength) que ficam localizados na primeira "casinha(Taverna)" e na segunda.É importante você treinar bastante com os famosos mapas "AI" para não fazer feio no jogo.Bom para começarmos um jogo tranquilo sem receber "Traps" é necessário colocar "Observer Wards" no local onde as runas nascem, quando você foge de muitas "traps" por quê tem "Observers" no jogo, a maioria das pessoa vão achar que você é hacker, então primeiramente antes de começar o jogo combine com seu time para  um comprar um "Courier (Galo)" e compartilhar (Share) com todo mundo.Se o herói escolhido por você for muito forte  leve ele para floresta(Jungle) para poder evoluir mais rápido e ajudar o time quando receber algumas "traps".Quando for atacar alguém lembre-se de não perder o foco sobre o seu herói para voltar o foco rápidamente use a tecla "F1" para voltar ao seu herói.Se você souber que o seu time vai receber algum "Trap" e você tenha habilidades em área (Ability AOE) fique recuado pois o time adversário pode ir "ignorantemente" para cima do seu time e você pode desabilita-lós e assim "Matando" todos eles, um exemplo de herói desse tipo é "Tidehunter" pois ele tem vários ataques em área que pode acabar com todos oponentes ao seu redor.Se você for ficar na floresta (Jungle)compre uma quelling blade pois o seu ataque é dobrado em unidades neutras (Creeps).Também lembre-se de comprar uma magic stick ou energy stick, eles são muito úteis em horas de emergência.Quando algum adversário for "Ignorantemente" para cima de você tente sempre ir pelo caminho menos óbvio, por exemplo em caminhos que tenha creeps ou que sua fog é baixa,quando estiver com HP muito baixo e alguém estiver lhe perseguindo tente se matar nos "Creeps" para não dar benefícios ao seu adversário.Cada herói tem um tipo de "estrategia" todas essas são ordenadas por pelo tipo de habilidade, por exemplo o herói "Morphling" tem vários tipos de estrategia com o seu ult, a mais usada dessa é a "Disfarce ou Hide".Muitas pessoas não entendem o que cada habilidade de certo herói  faz, então essas recorrem ao "Dota BR" que por acaso ninguém o joga, então se torna difícil aprender com esse mapa, então peço que essas pessoas recorram ao site "Portal Dota BR" lá estar cheio de tópicos que podem lhe ajudar, alguns meios complicados outros bem explicados.Você identifica que é um jogador profissional quando você sabe fazer todas as builds para qualquer herói sem olhar em sites, quando você sabe fazer essas builds dependendo de como o jogo esteja e essa build realmente funciona, então você é um jogador profissional,você não deve saber jogar com todos heróis para ser profissional mas deve maneja a maioria deles.Mas, para ser um jogador "Extremo" você deve saber de tudo, como fazer a builds dependendo do jogo, lugares onde tem fog, lugares mais atacados, lugares que as pessoas mais creepam, iludir o adversário, aquele que sabe jogar com todos heróis, aquele que sabe todos os pontos fracos (e pontos fortes) de cada herói   e etc... Um jogador extremo é aquele que se finge de "noob", para quando no final fazer um estrago com o adversário.Bom na maioria das vezes é assim.Bom, então é isso galera, com as dicas que lhe dei vocês terão uma noção sobre o jogo e como joga-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário